sexta-feira, 10 de setembro de 2010

XIV Noite Europeia dos Morcegos

"Uma vida na escuridão” foi esse o “lema” da acção de formação que se realizou na Horta da Formiga, no âmbito da XIV Noite Europeia dos Morcegos. Organizada pela Lipor e com o formador Francisco Amorim, a actividade teve como objectivo sensibilizar para a importância, quer ecológica, quer económica dos morcegos.Sabia que existem cerca de 1200 espécies de morcegos no mundo? Que “afinal” não são cegos? Que há plantas que dependem unicamente de morcegos para a polinização? E que a maior colónia de morcegos em Portugal tem cerca de 25000 indivíduos? O que nem é assim tão grande já que a maior tem dezenas de milhões de morcegos!
Todas as espécies de morcegos europeus são insectívoros e portanto desempenham um papel importantíssimo no equilíbrio dos ecossistemas especificamente no controlo das pragas agrícolas e florestais. Comem metade do peso deles em insectos por dia!
Apesar de estarem protegidas por lei, muitas espécies encontram-se em perigo devido à destruição ou perturbação dos abrigos, a poluição e a desflorestação.
Durante a actividade, onde participaram cerca de 25 pessoas, foi possível ainda ouvir e observar alguns morcegos através da captação dos ultra-sons emitidos.

Fotografias da actividade:
Embaixadores da Biodiversidade_Morcegos