sábado, 23 de outubro de 2010

A biodiversidade aqui mesmo ao lado

Acompanhados por técnicos da CM do Porto, partimos à descoberta da biodiversidade no Parque da Cidade. Este espaço verde, no centro da segunda maior cidade de Portugal, é um óptimo local para se observarem morcegos, toupeiras, ouriços, coelhos, répteis e uma grande variedade de aves.
Ao longo da visita fomos avistando alguns exemplares de aves que fazem dos lagos do Parque da Cidade o seu local de pesca, descanso e nidificação. Vimos garças-reais, cisnes, gansos-do-Egipto, galinhas de água, galeirões, pegas, mergulhões, entre muitos outros. Os répteis mostraram-se muito tímidos e não foi possível observar nenhuma espécie. No entanto, fomos surpreendidos por vários coelhos e até por um porquinho-da-India que deu ares da sua graça.
O grupo de visitantes, com cerca de 15 pessoas, ficou ainda a conhecer alguns pormenores da construção do parque e da sua gestão. Iniciado em finais dos anos 80 e inaugurado em 1993, o Parque da Cidade do Porto está certificado em qualidade e ambiente e é espaço em constante evolução. Segundo os dados mais recentes, num domingo de Verão em 2008 foi quantificada uma afluência de 16 800 pessoas no Parque, prova da importância deste espaço para toda a AMP.
No final ficou marcado novo encontro para 2210, para observamos a evolução deste espaço!!

Fotografias da actividade: 
Embaixadores da Biodiversidade_Porto